Sobre

Ponte de Laguna - Ponte Anita Garibaldi – Cabeçuda – Laguna –SC

O Site: www.pontedelaguna.com.br – Criado em 31/07/2011 – Site de caráter informativo, com o objetivo de divulgar em textos, fotos e vídeos a construção da nova PONTE DE LAGUNA, a Ponte Anita Garibaldi, que será construida sobre o Canal das Laranjeiras – Lagoa Santo Antonio dos Anjos – Cabeçuda – Laguna – SC.

Nota: O www.pontedelaguna.com.br, é um site de caráter informativo. Não possui qualquer vínculo com as empresas construtoras ou governo municipal, estadual ou federal.

Ponte de Laguna - A Grande obra do Sul do Brasil

Duplicação da rodovia BR-101, uma obra de grande importância, rodovia que faz a ligação do Brasil de Norte a Sul, é conhecida também como a Rodovia Translitorânea. A Ponte de Laguna, faz parte da obra de Duplicação da BR-101, será fundamental para resolver o congestionamento que esta ocorrendo aqui no sul, é na atual Ponte de Laguna, a Ponte Henrique Lage, inaugurada em 1º de Setembro de 1934, que esta justamente o ponto onde o fluxo de veículos congestiona. Com a construção da nova Ponte de Laguna, e a conclusão da duplicação da Rodovia BR-101, essa situação que traz um grande desconforto e insegurança para os usuários da rodovia e moradores aqui da região irá se resolver, e ainda será um grande impulso ao desenvolvimento econômico desta região e também ao turismo. A Ponte de Laguna, tem o nome de Anita Garibaldi, para homenagear nossa heroína brasileira e lagunense, de fato uma heroína de dois mundos, América Latina e da Europa.
Uma guerreira que lutou pela liberdade.

A ponte Anita Garibaldi, após sua conclusão será a terceira maior ponte do Brasil, a mais bonita, estilo estaida, “majestosa”, irá acrescentar mais beleza ao Canal das Laranjeiras na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, local que já apresenta um cenário magnífico da natureza.

Teremos aqui “Um novo Cartão Postal de Laguna”.

Jurandir da Silva Figueiredo
Editor Site Ponte de Laguna.


E essa realidade começou a tomar forma no ano de 2010 com o inicio do processo de licitação.

Abaixo copia do aviso de Licitação para essa tão esperada obra.

Após esse processo de Licitação, a Empresa vencedora para Construção da Ponte foi o Consórcio formado pelas empresas Camargo Correa, M Martins e Construbase.

O grupo de empresas venceu a licitação ao apresentar proposta de R$ 597,2 milhões o valor máximo não poderia ultrapassar R$ 605,4 milhões. Conforme publicação no DiárioOficial da União do dia 3 de março de 2011, e o prazo para conclusão da Ponte é de três anos.

A ponte será estaiada — ligando cabos a duas torres — e terá 2,8 quilômetros, quatro pistas e acostamento.

O projeto

A ponte vai ter 2.815 metros de comprimento

  • Os 400 metros do vão central serão estaiados, ou seja, suspensos por 60 cabos de aço (15 para cada lado)
  • Os cabos serão presos em dois mastros que farão a sustentação central: o Norte e o Sul
  • A largura total será de 25,3 metros, com duas faixas de tráfego para cada sentido (com 3,6 metros cada uma) e mais acostamento de 3 metros
  • A separação entre os dois sentidos será com barreiras de concreto (new jersey)
  • A estrutura vai ser construída com aduelas pré-moldadas (blocos de concreto de grandes dimensões)
  • A Torre Norte (km 314,855) tem estaqueamento de 65,07 metros;
  • A Torre Sul (km 315,055), 52,10 metros.

O projeto de Laguna será dividido em quatro etapas. Primeiro será feita a fundação no solo embaixo da ponte. As escavações terão 2,5 metros de diâmetro e serão protegidas por camisas metálicas. A mais profunda de todas ficará a 75,8 metros de profundidade.

As estacas serão armadas com vergalhões de concreto e, depois, preenchidas com concreto. Serão quatro equipes trabalhando ao mesmo tempo, em pontos diferentes da ponte.

A segunda etapa da obra será a construção dos pilares de concreto. Numa terceira fase, será feita a colocação dos mastros, com 50 metros de altura em relação ao pavimento da ponte.

Em cada lado dos mastros serão instalados 15 cabos, totalizando 60, que terão a função de sustentar e dar equilíbrio à estrutura. Por último, a obra entra em fase de acabamento, quando são colocadas as proteções laterais, pavimentação e pintura de faixas.

O consórcio responsável pela construção da ponte de Laguna, sobre o Canal das Laranjeiras em Cabeçuda já está no município. Um escritório provisório já foi montado. A área para o canteiro de obras, alojamentos e oficinas está sendo preparado, na SC-463, na localidade de Mato Alto.


Divulgarei aqui, fases da construção em fatos, fotos e videos desta grande obra.
Registrar esse grande acontecimento é minha contribuição de forma autonoma, a essa obra que se torna parte da história de nossa Laguna.