Informativo

Ponte de Laguna - Ponte Anita Garibaldi, a ser construida sobre o Canal das Laranjeiras – Cabeçuda – Laguna –SC

Postada em 31/07/2011 às 20:29:01
Ponte de Laguna - Ponte Anita Garibaldi, a ser construida sobre o Canal das Laranjeiras – Cabeçuda – Laguna –SC
Ponte de Laguna


Após o processo de Licitação que teve inicio em 15/09/2010, com número 416/2010, a Empresa vencedora para Construção da Ponte foi o Consórcio formado pelas empresas Camargo Correa, M Martins e Construbase.
O grupo de empresas venceu a licitação ao apresentar proposta de R$ 597,2 milhões o valor máximo não poderia ultrapassar R$ 605,4 milhões. Conforme publicação no Diário Oficial da União do dia 3 de março de 2011, e o prazo para conclusão da Ponte é de três anos.
A Ponte de Laguna, Ponte Anita Garibaldi, será a terceira maior ponte do pais, a mais bonita com o estilo estaiada.
Tem uma importância para todo pais, faz parte do projeto de duplicação da Rodovia Federal BR 101, de Palhoça em Santa Catarina até a cidade de Osório no Rio grande do Sul.
A Construção desta Ponte trará benéficos aos morados locais de Laguna, bem como moradores das cidades vizinhas e de usuários de transportes rodoviários de todo pais. Com a conclusão da duplicação da BR 101 será possível viajar em pista dupla de São Paulo até o Rio Grande do Sul, trará benefícios para a produção e o turismo do Brasil, chega trazendo novos rumos e movimentando a economia de nosso pais.
Em homenagem ao maior ícone da história da Laguna, a nova Ponte de Laguna, terá o nome da heroína Anita Garibaldi, aquela jovem idealista que em 1839, lutava por liberdade e igualdade, participando da luta pela República em Laguna.
Com sua majestosa imponência e beleza vem trazer o desenvolvimento para nossa histórica Laguna.
Ponte Anita Garibaldi – Um novo cartão Postal para o Sul do Brasil.

A ponte será estaiada — ligando cabos a duas torres — e terá 2,8 quilômetros, quatro pistas e acostamento.

O PROJETO
A ponte vai ter 2.815 metros de comprimento
• Os 400 metros do vão central serão estaiados, ou seja, suspensos por 60 cabos de aço (15 para cada lado)
• Os cabos serão presos em dois mastros que farão a sustentação central: o Norte e o Sul
• A largura total será de 25,3 metros, com duas faixas de tráfego para cada sentido (com 3,6 metros cada uma) e mais acostamento de 3 metros
• A separação entre os dois sentidos será com barreiras de concreto (new jersey)
• A estrutura vai ser construída com aduelas pré-moldadas (blocos de concreto de grandes dimensões)
ATorre Norte (km 314,855) tem estaqueamento de 65,07 metros;
a Torre Sul (km 315,055), 52,10 metros.

O projeto de Laguna será dividido em quatro etapas. Primeiro será feita a fundação no solo embaixo da ponte. As escavações terão 2,5 metros de diâmetro e serão protegidas por camisas metálicas. A mais profunda de todas ficará a 75,8 metros de profundidade.
As estacas serão armadas com vergalhões de concreto e, depois, preenchidas com concreto. Serão quatro equipes trabalhando ao mesmo tempo, em pontos diferentes da ponte.
A segunda etapa da obra será a construção dos pilares de concreto. Numa terceira fase, será feita a colocação dos mastros, com 50 metros de altura em relação ao pavimento da ponte.
Em cada lado dos mastros serão instalados 15 cabos, totalizando 60, que terão a função de sustentar e dar equilíbrio à estrutura. Por último, a obra entra em fase de acabamento, quando são colocadas as proteções laterais, pavimentação e pintura de faixas.

O consórcio responsável pela construção da ponte de Laguna, sobre o Canal das Laranjeiras em Cabeçuda já está no município. Um escritório provisório foi montado. A área para o canteiro de obras, alojamentos e oficinas está sendo preparado, na SC-463, na localidade de Mato Alto.

 

Postado por: Jurandir S Figueiredo

Imagens da notícia

Deixe seu comentário

Outras notícias

Compartilhar: