Informativo

Decisão sobre a obra da Ponte de Cabeçuda será em Fevereiro de 2012

Postada em 25/01/2012 às 22:59:01
Decisão sobre a obra da Ponte de Cabeçuda será em Fevereiro de 2012
Ponte Anita Garibaldi

Decisão sobre a obra da Ponte de Cabeçuda será em fevereiro
Prefeito Célio Antônio no Dnit, em Brasília
O prefeito Célio Antônio se reuniu nesta terça-feira, dia 24, com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit, Jorge Ernesto Fraxe, para discutir sobre a obra da nova ponte de Cabeçuda.
De acordo com o prefeito, a decisão sobre a ponte, que definirá quais modificações serão necessárias para execução da obra, será divulgada em fevereiro. As alterações que o Dnit poderá propor para baratear os custos da ponte não devem interferir no seu desenho.
Segundo o Dnit, a previsão para início da obra é no mês de março.
A paralisação aconteceu após o Tribunal de Contas da União- TCU questionar o valor da obra.
Durante o encontro, o prefeito Célio reforçou sua posição a favor do projeto da ponte estaiada: “pela importância turística que agregará ao município, além da logística para a região”.
Licenças ambientais:
O consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase já tem a licença prévia para construção da ponte. O Ibama deverá liberar ainda este mês a licença de instalação e finalmente a de operação.
A Fundação do Meio Ambiente – Fatma já expediu todas as licenças para a dragagem da lagoa Santo Antônio dos Anjos.
A licença prévia do canteiro de obras já foi liberado pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente – Flama. Enquanto isso, está sendo analisada a liberação da Licença Ambiental de Instalação do canteiro. Após essas etapas, as licenças de supressão de vegetação e por último a de operação.
A ponte:
A ponte sobre o canal de Laranjeiras, em Cabeçuda, deverá custar aproximadamente R$ 597 milhões.
O projeto será dividido em quatro etapas. Primeiro será feita a fundação no solo embaixo da ponte. As escavações terão 2,5 metros de diâmetro e serão protegidas por camisas metálicas. A mais profunda de todas ficará a 75,8 metros de profundidade.
A segunda etapa da obra será a construção dos pilares de concreto. Numa terceira fase, será feita a colocação dos mastros, com 50 metros de altura em relação ao pavimento da ponte.
Em cada lado dos mastros serão instalados 15 cabos, totalizando 60, que terão a função de sustentar e dar equilíbrio à estrutura. Por último, a obra entra em fase de acabamento, quando são colocadas as proteções laterais, pavimentação e pintura de faixas.
Fonte: Prefeitura Municiapal de Laguna

Postado por: Jurandir S. Figueiredo

Deixe seu comentário

Outras notícias

Compartilhar: