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Pontes de Santa Catarina

Postada em 20/03/2013 às 10:34:54
Pontes de Santa Catarina
Ponte Hercilio Luz

Ponte Hercílio Luz
A ponte Hercílio Luz está localizada em Florianópolis, no estado brasileiro de Santa Catarina. A ponte foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do estado, na ilha de Santa Catarina, à sua parte continental por via terrestre, vindo a substituir o antigo serviço de ligação por balsas.
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada pela arquiteta Adriele Goulart e pelo engenheiro Gustavo Goulart a 13 de maio de 1926. A ponte tem 821,005 m de comprimento total, sendo formada pelos viadutos de acesso do continente, com 222,504 m, da ilha, com 259,08 m, e pelo vão central pênsil, que tem 339,471 m de extensão.
A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14 250 m³ de concreto. As duas torres principais têm 74,21 m de altura. O vão pênsil tem uma altura média de 30,86 m em relação ao nível da maré e a carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4 000 toneladas-força.
Desde 1982, por segurança, a ponte está fechada para tráfego, servindo, no entanto, como importante cartão postal da cidade.

Ponte Colombo Salles
A ponte Colombo Salles é uma das três pontes do complexo que liga a Ilha de Santa Catarina ao continente, e a segunda a ser construída. Faz a ligação entre as duas partes de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.
Assim como as demais pontes da cidade, seu nome é uma homenagem a um governador, o engenheiro Colombo Machado Salles, por decisão da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
É uma ponte com estrutura de concreto, mas com desenho igual a de sua sucessora de ferro, a ponte Pedro Ivo Campos. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Paulo de Melo Saraiva. Foi concluída em 1975 e possui 1.227 metros de extensão, contendo quatro pistas no sentido continente.

Ponte Pedro Ivo Campos
A ponte Pedro Ivo Campos é uma das três pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina ao continente, localizada em Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, tendo sido a última ser construída.
É uma ponte com estrutura de ferro, mas com desenho igual ao de sua predecessora de concreto, a ponte Colombo Salles.
Assim como as demais pontes da cidade, seu nome é uma homenagem a um governador, Pedro Ivo Campos, falecido durante o mandato (em 27 de fevereiro de 1990), antes da inauguração da ponte em 08 de março de 1991. Possui quatro pistas no sentido ilha.

Ponte Bulcão Viana
A Ponte Bulcão Viana foi construída em 30 de abril de 1930 na cidade de Tijucas em Santa Catrina e foi a principal ligação do norte com o sul catarinense durante várias décadas até a construção da BR-101.
Históricamente foi construída com a sobra de materiais da Ponte Hercílio Luz que liga a Ilha de Santa Catarina ao continente, trazida dos Estados Unidos. Desde sua inauguração era conhecida apenas como Ponte de Tijucas, só um mês depois, após Antônio Vicente Bulcão Viana assumir o governo de Santa catarina, em forma de homenagem do prefeito de Tijucas na época Jacob Lameu Tavarez foi batizada de Ponte Bulcão Viana.
Desde sua inauguração nunca passou por grandes reformas, atualmente está em reforma ainda com o tráfego liberado para pedestres e carros de pequeno porte. Atualmente liga os bairros Pernambuco e XV de Novembro além de dar acesso ao sul os bairros do Timbé e Itinga e ao norte o Centro da cidade de Tijucas.

Ponte Metálica Dr. Dinis Assis Henning
A Ponte Metálica Dr. Dinis Assis Henning localiza-se nas cidades de de Mafra (SC) e Rio Negro (PR) sobre o rio Negro o qual serve de divisa entre os Estados de Santa Catarina e Paraná.
Tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina, a ponte é o maior monumento da região.
Construída nos estaleiros da Compgneie Dyle et Baccalan, na cidade de Lovaina, na Bélgica, foi montada e inaugurada em 22 de novembro de 1896, propiciando impulso ao desenvolvimento da região, que até então utilizava barcos para a travessia do rio Negro. O custo total da Ponte Metálica Dr. Diniz Assis Henning foi de 728 contos e 728 mil réis.
Além da estrutura de ferro a ponte possuia ainda viadutos de acesso nos dois lados, construídos em alvenaria, totalizando assim 110 metros de comprimento.
A ponte esteve, no final do século XX, fechada ao trânsito, sendo restaurada e reinaugurada, com liberação ao tráfego, em 2000.

Ponte Henrique Lage - Laguna
A Ponte Henrique Lage, construida em concreto, foi inaugurada em 1º de Setembro de 1934, faz a travessia do Canal das Laranjeiras em Laguna -SC.
Tem uma enorme importância para o desenvolvimento do Sul do Brasil, pois é o elo de ligação da Rodovia Federal BR-101, que atravessa o Brasil de Norte a Sul.

Referência/ Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Postado por: Jurandir S. Figueiredo

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