Informativo

Instalação das Cantoneiras da Ponte de Laguna

Postada em 13/11/2013 às 15:40:22
Instalação das Cantoneiras da Ponte de Laguna
Cantoneiras Ponte de Laguna

Nas laterais das aduelas da Ponte de Laguna, estão sendo instaladas as cantoneiras, ou mão francesa como são conhecidas. São estruturas triangulares  que instaladas servirão de suporte para as pistas da ponte, sobre as cantoneiras serão colocados placas pré moldadas, ferragens e camada de concreto para formação da pista da rodovia. 

As cantoneiras medem 7,55 metros de comprimento por 2,55 metros de altura, com peso de 6.500 kilos, são construídas no canteiro de obras da ponte.  Instaladas ao tabuleiro das aduelas, espaçadas de 3,65 metros uma das outras, num total de 52 vãos da ponte, serão 1958 cantoneiras instaladas.

* Ponte Estaida:  é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.

* Tabuleiro da Ponte: tabuleiro é a parte da ponte onde circulam os veículos.

* Aduelas:  artefatos de concreto retangulares / quadradas pré-moldadas de concreto, com encaixe de macho e fêmea, que são utilizadas nos sistemas de drenagem (galerias de águas pluviais) vias urbanas, rodovias e aeroportos, canalizações de córregos a céu aberto ou fechado, pontes etc.

* Equipamento Treliça:  é um equipamento auto-motor para o lançamento de vigas pré-moldadas, aduelas até a sua posição definitiva.   A treliça-lançadeira que opera na obra da ponte de Laguna, tem capacidade de carga de 1260 toneladas, sendo capaz de erguer um vão com 14 aduelas – 48 metros de comprimento – pesando cerca de 1211 toneladas.

Postado por: Jurandir S. Figueiredo

Imagens da notícia

Deixe seu comentário

Outras notícias

Compartilhar: